Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CONSUMIR SEM POLUIR

Faxina Sustentável

O Menino Maluquinho

Trago do Blog O FUTURO DO PRESENTE a dica excelente da Mercedes Lorenzo que, atenta à necessidade de consumir sem poluir, resolveu experimentar e acabou encontrando uma fórmula maravilhosa de material de limpeza que não usa cloro, alvejantes, detergentes, enfim, nenhum produto químico agressivo ao Meio Ambiente.

Para quem nunca pensou sobre o assunto, a quantidade de cloro e produtos agressivos ao Meio Ambiente despejados no esgoto nas grandes cidades é absurda e o esgoto vai parar no rio que vai para os mares e… Sabe aquela história de corais morrendo, de mortandade de peixes… Nós somos responsáveis também. Pense nisso e depois de ler a “dica” da Mercedes, vai ver que pode ser prático, econômico e, principalmente ecológico fazer seu próprio material de limpeza doméstica!

O Planeta agradece e o Futuro também .

PRODUTOS DE LIMPEZA ATÓXICOS E EFICAZES

“Quando paramos para pensar nas atitudes que podemos tomar em relação à nossa saúde e à saúde do meio ambiente, invariavelmente tudo começa na nossa casa.

Assim como a separação do lixo para reciclagem, a escolha de alimentos sem agrotóxicos, etc… o uso de produtos de limpeza também pode ser pensado com critério.

Buscando informações a esse respeito, fiquei surpresa com a quantidade de receitas de produtos de limpeza caseiros e não poluentes disponível na internet, para quem quiser realmente deixar de despejar pelo ralo aqueles líquidos coloridos e perfumados que escondem vários componentes nocivos (e na maioria das vezes bem pouco eficientes).

Uma outra informação, que poderíamos chamar mesmo de alerta, vem da Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos: a agência afirma em relatório que a poluição do ar no interior das casas é um dos problemas de saúde ambiental mais importantes do país.

A concentração de substâncias químicas nocivas provenientes de produtos de limpeza tóxicos é de 2 a 70 vezes mais alta do que nos ambientes externos.

Foram detectadas 150 substâncias químicas nas casas.
E parece que a situação é a mesma no Brasil.

Diante desse quadro, porque não experimentar as inúmeras alternativas ao nosso dispor?
Foi o que resolvi fazer.

Já consegui substituir quase a totalidade dos produtos de limpeza aqui de casa, e agora posso afirmar com absoluta certeza: não há dificuldade nenhuma nessa mudança.
Um bom exemplo é a receita de limpador multiuso ecológico que deixo para vocês a seguir, encontrada no site do IPEMA ( http://www.ipemabrasil.org.br/receita.htm ), que me deixou absolutamente encantada.

Esse limpador pode substituir sozinho 80% de tudo o que há na sua prateleira: ele limpa pisos, azulejos, banheiro, cozinha, fórmicas, granito, ardósia, vidros… nem sei o que mais!

E o mais bacana é que limpa com facilidade, sem precisar fazer força.
O cheiro é agradável e o preço é ridículo.

Todos os ingredientes são biodegradáveis, e eu os encontrei numa farmácia de manipulação (fora o vinagre, que comprei no mercado).

Veja só:

  1. · Vinagre branco – (1 colher de sopa)
    · Amônia líquida (amoníaco) – (1 colher de sopa)
    · Bicarbonato de sódio – (1 colher de sopa)
    . Ácido bórico (bórax) – (1 colher de sopa)
    . 1 litro de água

Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os produtos ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Minhas dicas: se quiser “incrementar” o produto com um cheirinho gostoso, em vez de água pura use um chá forte (sem açúcar) feito de folhas de alecrim, folhas de eucalipto ou casca de limão fervido e coado. Eu faço uma receita dupla (dois litros de água e duas colheres de cada ingrediente) para deixar pronta numa garrafa PET devidamente rotulada, na área de serviço.
Agora é com você!”



Matéria relacionada: Faxina Sustentável II

http://ecoamigos.wordpress.com/2007/10/09/faxina-sustentavel-ii/

7 comentários:

  1. Olá Edna, gostei muito de encontrar o seu blog e ver os seus temas ambientais e sua preocupação de trabalhar isso no contexto educacional. Tomei a liberdade de seguir o seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Por que não se estimula a reprodução em série de produtos desse tipo? É de produtos ecologicamente corretos que o planeta precisa utilizar em massa para evitar que ocorra sua degradação prematura!

    Devemos dizer sim ao meio ambiente preservado!

    Excelentes dicas encontrei aqui no seu blog. Parabéns! Convido-a a fazer uma visita ao meu blog http://antenar-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    NATUREZA E MEIO AMBIENTE...




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir
  4. Olá,gostei muito do blog.pois,sou ligado à todas as formas de se ajudar o nosso planeta...
    Suas dicas são muito boas;eu tambem tenho um blog sobre, meio ambiente e criação racional de abelhas nativas;também estou nessa luta.

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    http://urucueabelhasnativas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei o seu Blog muito bom, bastante interativo e com ótimas informação, também tenho um Blog e ficaria muito grato em trocar-mos informações como seguidores, acesse: worldnovus.blogspot.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu Blog! Parabéns!

    Passarei a seguí-lo, muito interessante!

    Tenho um blog sobre meio ambiente e natureza!

    Acessa lá!
    http://blogvejaavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir