Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Onde jogar óleo de fritura


Recebi de uma lista de discussão, segundo a qual este conteúdo teria origem na CAESB. E acho que faz sentido, além de ser muito útil para despertar para os cuidados com o meio ambiente, a partir da nossa própria casa:

Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer.
Por que fazemos isto, perguntam vocês? Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos.

Sendo assim, o melhor que se tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).
Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento.
UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tietê (SP) etc....se não fizermos a nossa parte será muito difícil.

Divulguem....

Um comentário:

  1. Eu confesso que às vezes ficava sem saber o que fazer com aquele pouquinho que óleo que sobrava na panela, agora ja sei!

    ResponderExcluir